Ter um carro novo é sempre bom, mas às vezes esse projeto é deixado de lado por questões financeiras. Algumas financiadoras estão cobrando cada vez mais de seus clientes e fica difícil manter uma mensalidade alta e com muitos juros. No final do contrato você tem gasto bem mais do que planejou e com a sensação de que poderia ter investido em um veículo melhor.

Mas e se contássemos para você que há como trocar o seu carro por um novo ou seminovo pagando prestações bem leves e com pouquíssimos juros? Os consórcios têm se transformado completamente e facilitado bastante a vida dos consumidores brasileiros. Mostraremos como isso é possível com dicas para você escolher o melhor plano, levando em conta o seu orçamento mensal.

Taxas menores: maior vantagem de optar por um consórcio de carro

As baixas taxas de juros aplicadas nos planos de consórcios de carro são sempre a maior vantagem em optar por esse tipo de serviço. Muito diferente dos financiamentos, com os consórcios de automóveis você investe praticamente o valor comercial do veículo.

Por exemplo, caso queira investir em um carro que custa 50 mil, no final de um financiamento os custos do plano elevarão o valor até os 70 mil reais ou mais. Com o plano certo de um consórcio, você gasta no máximo 5 mil reais a mais do valor do veículo.

Outro grande diferencial em se optar por um consórcio de automóvel é o tempo para ter o seu veículo. Geralmente, os financiamentos pedem um parcelamento de até 60 meses, enquanto o consórcio é de apenas 48 meses. Além disso, há possibilidade de você ser sorteado e receber o carro antes do final do pagamento das parcelas.

Como escolher o melhor consórcio de automóveis

Existem pequenos detalhes que fazem toda diferença na hora de contratar um seguro de automóvel. Destacamos os mais evidentes e que ajudarão você a economizar bastante.

1) Conheça todas as cláusulas do seu contrato para evitar surpresa

Existem operadoras de consórcios que não explicitam totalmente todas as taxas do plano no contrato e o cliente tem surpresas desagradáveis ao longo do tempo. Antes de assinar o seu plano, portanto, leia com bastante atenção tudo o que está escrito no contrato. Em caso de dúvidas, você pode procurar alguém da administradora ou um conhecido para responder todas as questões.

banner-futuro

2) A administradora faz toda diferença

Não existe uma lei que determina um valor único de juros que serão aplicados em seu plano de consórcio. Existe uma média feita pelo Banco Central – órgão que mantém o cadastro de todas as empresas de consórcios no Brasil -. A partir dessa média você saberá o que padrão o que está uma pechincha e o que está caro.

Escolha, primeiramente, uma administradora cadastrada no Banco Central, que tem um histórico positivo no mercado e sem reclamações de seus clientes. Com uma pesquisa rápida na internet você consegue esses resultados.

3) Prazo de quitação

Por maior que seja o tempo gasto para quitar o seu consórcio, esses prazos são mais sustentáveis para quem não quer correr o risco de ter atraso nas mensalidades. Isso acontece porque os valores mensais do seu consórcio serão bem menores do que o parcelamento em poucos meses. Em contrapartida, se optar por poucas parcelas, a quantidade de juros aplicada será bem menor.

4) Taxas administrativas

Essas são as taxas que mais incomodam alguns clientes de administradoras de consórcio. Na maioria das empresas, a incidência de juros é baixa ou nula, mas em compensação há muitas taxas administrativas que aumentam relativamente o valor do seu plano.

É importante observar essas cobranças no seu contrato e cancelá-las sempre que possível. Existem algumas taxas que são optativas, mas nem sempre a administradora informa sobre isso.

 

Escolhendo a melhor administradora de consórcios de automóveis, você evita gastos desnecessários e pode escolher um ótimo carro.  Se ainda ficou alguma dúvida sobre consórcios, deixe seu comentário que entramos em contato. Você também pode realizar uma cotação online sem nenhum compromisso!

Leia também:

Saiba como um corretor pode te ajudar a economizar na contratação de seguros

Como um consórcio pode realizar seu sonho? | Infomoney