Ainda há pouca cultura no Brasil em contratar seguros de categorias diversas. A maioria se lembra apenas de deixar o seu carro segurado, não priorizando outros bens, como a sua residência, por exemplo. Contudo, ter esse benefício lhe traz uma série de vantagens e seguranças e você precisa entender sobre tais.

A sua casa é um bem material de muito valor e, por esse motivo, jamais pode ficar desprotegido. Os seguros residenciais vêm como uma forma de garantia contra acidentes eventuais e outros problemas. Ainda não tem esse benefício? Veja porque você deve contratar um e como escolher o melhor seguro residencial para seu imóvel.

Será que vale a pena fazer um Seguro Residencial?

Definitivamente sim. Ter um seguro residencial é essencial para aliviar-se de muitos contratempos comuns. Aquele problema elétrico, de encanamento, ou até mesmo pequenos incêndios são amenizados quando se está coberto com um seguro correto e de uma empresa responsável. Os fatores que levam a contratação de um serviço como esse são muitos, como por exemplo:

Investimento

Diante todos os gastos que se tem com a manutenção de uma casa ou apartamento, você percebe que investir em um seguro residencial é mais que necessário. Um plano desse serviço não é alto, ao contrário do que muitos podem pensar e o custo-benefício é mais que válido.

Proteção por riscos variados

Você mantém o seu lar livre de riscos diversos como incêndios, problemas de encanamento, de instalações elétricas, roubos e furtos, acidentes com raios e vendavais e até mesmo na manutenção física do imóvel. O melhor de tudo é que na maioria das empresas esse serviço é completamente customizado. Isso significa que, por exemplo, se a região onde você mora não há incidência de raios, você não precisa pagar por essa cobertura.

Assistência 24 horas

Sabe aquele problema no encanamento da sua casa que deu há algumas semanas e você não soube onde procurar um técnico para resolver? Ou no outro dia, quando precisou de um eletricista e não tinha nada aberto porque já havia passado do horário comercial? Com um seguro residencial isso não será mais problema. Você terá uma assistência 24 horas e contará com profissionais para resolver essas e outras situações a qualquer momento, basta contratar esta assistência.

Esses são apenas alguns dos muitos motivos que levarão você a buscar por uma empresa de seguro residencial hoje.

seguro-casa

Coberturas para seguros residenciais

As coberturas para seguros residenciais são diversas. É preciso entender sobre algumas causas, sendo as principais:

Incêndio, explosão e fumaça

Independente dos cuidados pessoais que você toma contra esse tipo de acidente, é importante ter um seguro residencial contra incêndios e explosões diversas. Lembre-se que nem sempre eles podem ser ocasionados por você. Já houve um caso ou outro onde um incêndio na vizinhança prejudicou diversos imóveis e, nessa situação, você também estaria protegido (vide condições gerais de apólice para mais detalhes).

Danos elétricos

Principalmente se você mora em imóveis mais antigos, os riscos de danos elétricos são constantes. Vale a pena ter uma cobertura contra tais problemas e evitar também a perda de aparelhos elétricos/eletrônicos.

Impacto de veículos

Mora em uma área de grande circulação de veículos? Os riscos de acidentes são grandes nesse caso e manter sua casa segura contra impactos também é importante.

Perda ou pagamento de aluguel

Sim, os seguros residenciais também cobrem problemas com o seu orçamento familiar. Em caso de sinistro coberto pela apólice, esta cobertura pode ser acionada, como por exemplo, ficar impossibilitado o uso e/ou ocupação do local de risco, esta cobertura garante, o reembolso das despesas incorridas com aluguel (inclusive taxa de condomínio e IPTU), que CONTRATUALMENTE o segurado:

a) quando proprietário do imóvel, deixar de receber ou tiver de pagar a terceiros, por ser compelido a alugar outro imóvel para nele se instalar;
b) quando inquilino, tiver que pagar ao proprietário do imóvel, mesmo após a ocorrência de sinistro que resulte na desocupação do local.

Além das coberturas acima, também podemos destacar:

  • Quebra de vidros;
  • Subtração de bens;
  • Escritório em residência;
  • Vendaval, furacão, ciclone, tornado e queda de granizo.

bigstock-Protect-A-Property

Outras vantagens

As vantagens de ter um seguro residencial são muitas, como você já pode comprovar até aqui. Contudo, ainda há fatores que merecem destaque, como é o caso de ter sempre profissionais capacitados e devidamente treinados para atendê-lo.

Você não corre o risco de contratar o serviço de alguém que não vai cumprir com o prometido ou realizar uma manutenção de má qualidade. O fator segurança também é importante. Você não corre o risco de ter profissionais desconhecidos e sem referência cuidando do seu lar.

Também é possível criar uma rede solidária com todos os seus vizinhos, facilitando os serviços do seguro residencial e deixando o plano ainda mais barato para todos. Alguns planos conseguem englobar um bairro inteiro! Dá também para incluir casas de veraneio e outros imóveis. As seguradoras também possuem redes de descontos, facilitando seus gastos e acesso à restaurantes, shoppings, clubes e outros serviços com um clube de vantagens incrível.

Se você não tem ainda o seu seguro residencial, que tal pensar em fazer um agora mesmo? A RFG Corretora tem planos incríveis à sua disposição. Você pode solicitar uma cotação online hoje mesmo ou entrar em contato com nossos agentes para tirar todas as suas dúvidas.