Quando se tem uma embarcação, independente do seu tipo, preocupar-se com o seguro é importante. Esse tipo de veículo possui basicamente as mesmas características que um carro e precisa da manutenção constantemente, assim como proteção. Se você comprou seu barco, sua lancha, ou jet-ski, precisa conhecer mais sobre proteção do Seguro Náutico, pesquisar os melhores planos para seu orçamento mensal e contratar logo esse tipo de serviço para poder curtir o mar, lagoa ou rio com mais tranquilidade.
Ainda em dúvida constante sobre planos, serviços adicionais, ou até mesmo sobre o que cobre o seguro náutico? Então, veja as dicas abaixo e aprenda tudo sobre esse tipo de seguro para sua embarcação.
O que é o Seguro Náutico
O Seguro Náutico, como o nome já indica, é o serviço de seguridade para embarcações diversas onde há coberturas em vários níveis de atendimento, variando de acordo com o plano contratado e a embarcação envolvida, assim como o tipo de acidente ocorrido. Ele é diferente do Seguro Obrigatório de Embarcações (DPEM), que é exigido para regularização da embarcação junto a Marinha após sua compra, para poder pilotar sem multas, nem ter problemas na expedição do Termo de Vistoria ou Certificado de Regularização do barco.
O Seguro Náutico é tão importante quanto o que você faz para o seu automóvel, pois cobre danos causados por fatores particulares (como a liberação de combustível durante o acidente) e danos a embarcação, que a DPEM não cobre.
Tipos de Embarcações Cobertas pelo Seguro Náutico
- Embarcações de Esporte e Recreio
- Lancha ou iate
- Barco à vela (com ou sem motor)
- Jet-boat e flex-boat
Escolhendo o melhor seguro náutico para a sua embarcação
Diversos pontos podem ser levados em conta na hora de contratar um seguro náutico para a sua embarcação. Listamos os principais:
a) Especificações de cada embarcação
Alguns barcos são próprios para mares, outros apenas para lagos e rios. Também haverá aquele com peças mais incomuns no mercado e tantas outras especificações que devem ser levadas em conta. Cada um dos detalhes da sua embarcação fará diferença na hora de analisar o seguro náutico.
b) Tipo de embarcação
Se a sua embarcação for de passeio, o tipo de seguro náutico será um. Caso seja para trabalho, um produto mais específico precisa ser contratado. Pode ainda existir aquela embarcação para prática de esportes e disputas de campeonato, que vai exigir outro plano de seguro completamente diferente. Analisar com atenção e contratar um serviço consciente é fundamental para não ficar sem cobertura quando mais precisar.
c) Escolhendo por região
As necessidades de uma pessoa que tem embarcação no Norte, é completamente diferente daquele dono de barco do Sul. Levar em conta tipo de mar, geografia ao redor da região onde navega, clima, entre outras questões também será fundamental para a escolha do melhor plano de seguro náutico.
Todas estas questões são analisadas em conjunto com o corretor de seguros, que indicará a opção de melhor custo-benefício para seu caso.
Tipos de cobertura
Assim como é relevante escolher o plano com atenção, levando em conta características da região e da sua embarcação, conhecer os diferentes tipos de cobertura e os adicionais que estas podem ter, fará com que você escolha o melhor serviço e tenha sempre o atendimento quando precisar.
Como nos seguros com carros, a cobertura varia de acordo com o que é contratado pelo cliente. Entre as coberturas mais populares estão:
Cobertura Básica
A cobertura básica, como o nome mesmo indica, é oferecida pela maioria dos seguros e cobre:
- Roubo;
- Furto qualificado;
- Perda total;
- Assistência e Salvamento;
- Queda raio;
- Avaria Particular;
- Abalroamento (colisão com outra embarcação);
- Incêndio;
- Danos durante operação de colocada e retirada n’água.
Cobertura Especial
Essa cobertura inclui os mesmos serviços da básica, com uma adicional para perdas e danos causados por acidentes, além de outros benefícios. A grande vantagem é ter um atendimento diferenciado e uma cobertura mais ampla do casco, equipamentos e outros itens que você precisar.
Cabe ressaltar, que nos planos básicos e especial, o limite de navegação é o território brasileiro.
Serviços Adicionais
Além das coberturas normais, o cliente ainda pode contratar serviços extras para complementar ainda mais a cobertura do seu seguro náutico, incluindo:
- Responsabilidade civil do proprietário da embarcação com o reembolso de indenização ou despesa com terceiro, em consequência de acidentes com a embarcação do segurado;
- Transporte terrestre em todo o território nacional para embarcações até 25 pés;
- Alojamento da Embarcação com o reembolso das diárias de marinas;
- Participação em regatas a vela, inclusive danos a mastros e velas;
- Roubo e/ou furto parcial de equipamentos fixos e não fixos, para embarcações com 30 pés ou mais;
- Reembolso de despesas por remoção de destroços;
- Navegação em território internacional.
Quanto custa
Diferente do Seguro Auto, o Seguro Náutico não leva em consideração o perfil do condutor. Desta forma, qualquer pessoa devidamente habilitada a pilotar barcos e com autorização do segurado pode usufruir do seguro, e o preço do mesmo não se altera.
O que é levado em consideração na hora da cotação é:
- Tipo de embarcação (jet ski, lancha, veleiro etc.);
- Valor da embarcação;
- Material do casco;
- Comprimento;
- Ano de construção;
- Propulsão;
- Local de guarda (marina, garagem etc.);
- Área de navegação.
Em média, o valor do Seguro Náutico varia em média entre 0,5% e 2,0% do valor total da embarcação.
Você ainda não tem o seu seguro náutico? Não sabe como dar o primeiro passo? Entre em contato e solicite uma consultoria gratuita com a RFG Corretora! Iremos lhe ajudar a escolher o melhor plano para cobrir as necessidades de sua embarcação!