O quanto você se preocupa com o seu futuro? Perguntamos isso para que leve em conta o que está fazendo hoje, objetivando ter dias melhores daqui há 20, 30 anos. Muito se fala em aposentadoria como garantia de um rendimento no futuro, mas nem sempre apenas esse benefício lhe garantirá dias melhores. Existem casos, como doenças, desemprego e outras situações onde ter uma seguridade vale e, justamente nesses quesitos, que a previdência privada se faz importante.

futuro em familia

Previdência, para a nossa gramática, é um substantivo utilizado para dar sentido de ter precaução ou cautela para com alguma coisa. Entender o que é a Previdência Privada a partir desse princípio é bem mais simples. O serviço de previdência social consiste em um conjunto de instituições ou até mesmo de leis e regras que determina a assistência à um cidadão para situações que envolvam desemprego, aposentadoria, doenças, entre outros casos específicos. Sendo assim, é muito importante se preocupar e ter um plano eficiente de previdência privada.

Para entender melhor esse serviço, mostraremos o seu significado e importância, através de uma didática com as dúvidas mais comuns em relação à previdência privada. Veja.

Entendendo a Previdência Privada

Antes de contratar qualquer plano de previdência privada, você precisa entender como o serviço funciona. Este tipo de benefício, apesar de ter a mesma função, não tem ligação alguma com o Instituto Nacional de Seguro Social, o INSS. A previdência privada funcionará como um complemento da previdência pública. A distribuição de benefícios também passa pela fiscalização do governo, mas sob o controle da Superintendência de Seguros Privados, a Susep.

Então qual a diferença entre Previdência Privada e Previdência Social?

A principal diferença entre a previdência privada e a social é o valor investido. No caso de um serviço feito a partir de instituições privadas, você escolherá o valor que vai investir. Dá para ter um plano de assistência privada com mensalidades a partir de 50 reais por mês. É claro que, você também receberá o benefício de acordo com o seu investimento. Sendo assim, quanto maior for o valor que você dedicar ao seu plano de previdência privada, maior será o benefício que receberá no futuro.

Investimento com Retorno Garantido

Outra diferença é que dá para desistir da previdência privada sem perder nenhum valor. Tudo o que foi investido, ou parte desse montante – pois a regra varia de empresa para empresa -, é devolvido para você com as correções de acordo com cada tabela institucional.

Na Previdência Privada você também escolhe como receberá o benefício. Este pode ser um plano para receber o valor investido em uma única parcela e com valor reajustado. Ou como segunda opção – e também a mais comum – é receber o valor investido e reajustado através de parcelas mensais.

irmaos

PGBL e VGBL

Entender o significado dessas duas siglas é fundamental para o seu plano de previdência privada.

O Plano Gerador de Benefício Livre – PGBL é uma modalidade de previdência que permite que você adie o pagamento do imposto de renda para o momento do resgate.

É recomendada para quem faz a declaração completa do IR e contribui para a previdência oficial. Com ela você pode deduzir até 12% da sua renda anual tributável, pagando menos IR no ano em que investir. Para ter o benefício, o valor investido em PGBL deve ser informado em sua declaração de imposto de renda. Na hora do resgate, o IR incide sobre todo o valor resgatado (valor investido + remuneração).

Já o VGBL, que significa Vida Gerador de Benefício Livre, é uma modalidade de previdência em que não há benefício da dedução no IR referente ao que se aplica. Assim, é indicada para quem quer aplicar além dos 12% da sua renda bruta tributável já investido em PGBL; quem não contribui para previdência oficial; para quem é isento, ou faz a declaração simplificada de imposto de renda. A vantagem desta modalidade é que, embora não haja o benefício fiscal na hora que se está  investindo, na hora do resgate o imposto incide somente sobre a rentabilidade acumulada.

Porque a Previdência Privada é importante para o seu futuro?

Se você tem dúvidas ainda se um plano de previdência privada é importante ou não para seu futuro, alguns benefícios eliminam essa sensação. A aplicação de valores com certeza gera insegurança, mas refletir sobre os pontos abaixo vai mostrar para você como vale a pena um plano de seguridade para seu futuro.

Ter um bom padrão de vida no futuro

O que mais vemos é aposentado ou pensionista reclamando da queda de seus rendimentos. Isso realmente gera um desconforto e é sem motivos. Com um plano de previdência privada você consegue garantir um bom padrão de vida para o seu futuro e ter uma vida com muito mais benefícios e sem passar por grandes dificuldades financeiras.

aposentadoria feliz

Reduzir valores no imposto de renda

Como você viu mais acima, o plano PGBL possibilita a dedução de valores diretamente no imposto de renda – desde que não ultrapasse os 12% dos seus tributos. Para quem faz sua declaração no modelo completo, um plano de previdência privada é uma grande vantagem. Não existem nenhum outro investimento que libere esse tipo de desconto atualmente.

Ajuda a poupar dinheiro

Se você é daquelas pessoas que não tem disciplina para guardar dinheiro, ter uma poupança sem mexer no valor que está no banco, a previdência privada é a melhor saída. Com um plano de investimento mensal, você também elimina desculpas como “não deu para guardar dinheiro esse mês” ou algo do tipo.

banner-futuro

Garante também o futuro de todas as pessoas que você ama

Sabemos que o futuro é incerto e você pode beneficiar a si e aos seus com um bom plano de previdência privada. O melhor de tudo é que não há necessidade de esse valor fazer parte de um inventário. Dá para transferir o benefício para qualquer pessoa e o dinheiro é transferido de acordo com a sua vontade, caso você morra.

Agora que você já entendeu melhor como funciona a Previdência Privada, que tal conhecer um de nossos planos e começar seu investimento hoje mesmo? Solicite uma proposta com um de nossos consultores especializados! Ainda ficou alguma dúvida? Fale conosco!