Feriado prolongado é uma excelente oportunidade de descansar, curtir a família e os amigos e, é claro, viajar! Mas, a viagem esperada por se tornar um estresse, devido as estradas com trânsito intenso, filas nos pedágios, congestionamentos, entre outras razões que não faltam para dificultar a vida do motorista nesse período de maior movimento.

Para quem decidiu viajar de carro no feriado, alguns cuidados são indispensáveis para tornar sua viagem mais tranquila, rápida, segura e prazerosa. Confira dicas a seguir.

11 Dicas Gerais

  1. Antes de iniciar a viagem é imprescindível fazer uma revisão rigorosa no seu automóvel.
  2. Verifique se os documentos do condutor estão em ordem e deixe-os em um local de fácil acesso para facilitar no caso de ser parado em uma blitz policial.
  3. Leve sempre os contatos da sua seguradora e telefones de emergência para que, em caso de acidente ou problema com o veículo, você possa prontamente acionar o Seguro Auto e sua assistência.
  4. Certifique-se de que o tanque do carro está cheio. Ficar sem combustível no meio da estrada é extremamente perigoso e a ajuda pode demorar a chegar. Além disso, ser pego sem gasolina na estrada pode lhe render uma multa de nível médio, equivalente a 4 pontos na carteira.
  5. Procure sair em horários alternativos. Os momentos de pico são geralmente no final do expediente comercial da véspera do feriado, das 16h às 20h principalmente. Viajando no momento de menor fluxo você evita filas extensas no pedágio e lentidão na estrada. O ideal é partir pela manhã, no meio da tarde ou após o rush – das 21h em diante.
  6. Pesquise o caminho a ser percorrido. O Google Maps é uma excelente ferramenta e que pode traçar rotas alternativas, o volume de tráfego e até mesmo a temperatura. Não deixe de imprimir o mapa e também juntar algumas canetas, as crianças vão adorar ajudar no acompanhamento do roteiro.
  7. Programe algumas paradas para comer, alongar o corpo, ir ao banheiro e descansar. Você  provavelmente passará algumas horas na estrada e como seu corpo se desgastará, essas paradas ajudarão a recuperar as energias.
  8.  Se você for viajar com crianças, lembre-se de preparar algo para entretê-las durante a viagem. A lentidão do trânsito pode deixá-las irritadas, por isso, jogos ou brincadeiras são ótimas alternativas. Sempre tenha algo preparado! Outro ponto fundamental para as crianças menores de 6 anos é o uso dos equipamentos de segurança obrigatórios.

seguro-carro

  1. Leve para a viagem um CD ou MP3 com músicas que o motorista goste. As rádios podem falhar durante o trajeto e o tédio, aliado ao cansaço, irrita facilmente quem está ao volante. Dirigir com tranquilidade e paciência é um dos primeiros requisitos para uma viagem segura!
  2. Se possível, leve o dinheiro do pedágio trocado. Em feriados, o fluxo nos pedágios é muito intenso e existem funcionários das concessionárias que já vão adiantando o pagamento nas filas para acelerar o processo!
  3. Se for viajar à noite, procure fazer uma parada em pousadas ou hotéis para descansar. Não deixe seu corpo ficar exausto, é muito perigoso e você corre o risco de dormir ao volante. Se a viagem for durante o dia no verão, esteja com roupas leves e óculos de sol para não sentir desconfortos durante o trajeto.

8 Dicas de Segurança

  1. De preferência, dirija com os vidros fechados, usando o sistema interno de ventilação e portas travadas.
  2. Não deixe os seus documentos no porta-luvas e evite deixar à mostra nos bancos objetos como pastas e bolsas. Coloque no porta-malas para não chamar atenção.
  3. Ao parar nos semáforos, fique atento ao retrovisor de seu carro e mantenha o veículo engatado em 1ª marcha e distante do carro da frente o suficiente para arrancar, em caso de emergência.
  4. Se for fumante, não fume parado no trânsito e muito menos com a janela aberta, pois essa conduta facilita a ação de criminosos.
  5. Jamais dê carona a estranhos e não pare para auxiliar outros motoristas em locais ermos e horário avançado.
  6. Se um dos pneus esvaziar sem motivo aparente, não pare no primeiro momento, procure um lugar seguro para efetuar a troca.
  7. Desligue o carro, retire a chave do contato e tranque o veículo ao estacionar, mesmo que por poucos minutos.
  8. Procure estacionar em ruas iluminadas e próximo a locais vigiados dia e noite, mesmo em cidades turísticas de grande movimento.

Dicas anotadas, destino definido, feriado chegando… É hora de botar o pé na estrada e curtir o feriadão. Seja qual for seu objetivo, se dirigir não beba e respeite sempre as leis de trânsito! Lembre-se que a ideia é chegar ao destino sem nenhum incidente e pronto para curtir com a família ou amigos.

 

Fontes de consulta: Renta Car e Mulher.