Hoje em dia é praticamente impossível viver sem aparelhos eletrônicos. Estamos conectados ao mundo pelo computador, smartphone, tablet, notebooks e muitas outras tecnologias. Temos câmera fotográfica a nossa disposição, a qualquer momento, e queremos sempre compartilhar com amigos e familiares nossas melhores lembranças.

Esses equipamentos pessoais não estão presentes somente no nosso cotidiano, mas também incorporados no dia a dia do trabalho, inclusive. Dessa forma, não ficamos conectados apenas aos amigos e familiares, mas também aos negócios, e a agilidade que esses equipamentos dão no trabalho é incontestável.

Quando pensamos em ficar sem esses aparelhos, perdemos até o rumo, não é mesmo? E mesmo assim ainda não é costume contratar um seguro para esses equipamentos portáteis. Pensamos sempre no seguro de vida, Automóvel e de saúde, mas esquecemos que há a possibilidade de proteger também outros pertences que são tão importantes para a nossa vida, lazer e o trabalho!

Neste post, vamos esclarecer mais sobre Seguro para Equipamentos Portáteis. Confira!

Por que contratar um Seguro para Equipamentos Portáteis?

Além de caros, os equipamentos eletrônicos são úteis em diversas situações. Você investe dinheiro em um bom equipamento, salva dados e informações importantes para ter sempre a segurança de ter tudo a mão, facilmente e, claro, não quer correr o risco de perdê-los.

O Seguro para Equipamentos Portáteis é justamente para isso: indenizar os danos sofridos nos equipamentos eletrônicos, inclusive roubos e perdas.

Para quem é recomendado o Seguro?

Esse tipo de seguro é recomendado, principalmente, para aquelas pessoas que viajam, ou tem de se locomover com frequência e que precisam dos smartphones, notebooks e computadores para trabalho, por exemplo. Seus equipamento se manterão seguros, principalmente se a sua atividade envolve algum risco aparente. Embora todos nós, diariamente, corremos riscos de sermos assaltados ou perdermos nosso celular ou tablet.

selfie

Se você tem um equipamento portátil de grande valor e quer ter a tranquilidade de poder comprar outro, reparando sua perda ou roubo, o Seguro de Equipamentos Portáteis é ideal!

Qual a cobertura deste seguro?

A cobertura básica do Seguro de Equipamentos Portáteis comercializados pela RFG Corretora engloba os Danos Físicos ao Bem (DFB), que são:

  • Acidentes com aeronaves e veículos terrestres;
  • Raios;
  • Explosões;
  • Incêndios.

Nessa modalidade, você também pode escolher as coberturas opcionais, que cobrem os seguintes itens:

  • Garantia internacional, fundamental em caso de viagens ao exterior, por exemplo;
  • Garantia para acessórios do equipamento;
  • Roubo, ou furto qualificado de bens;
  • Danos elétricos em caso de descargas e oscilações elétricas e curtos circuitos que danificam o aparelho.

viagem exterior

Vale lembrar que o seguro não abrange os aparelhos com mais de três anos de fabricação. O ideal também é procurar contratar o seguro tão logo seja possível quando adquirir o equipamento.

Quais são os riscos que essa modalidade de seguro não protege?

O seguro de equipamentos pessoais tem algumas restrições e pode não abranger alguns itens de riscos. Antes de contratar o serviço, é importante conhecer os principais para, dessa forma, não esperar um serviço que contratualmente não é válido. Veja os principais:

1) Em caso de negligência no uso do aparelho

Não há cobertura quando o aparelho segurado é utilizado de forma inadequada, como manusear o equipamento em condições inapropriadas e utilizar suas funções em sobrecarga.

2) Alguns danos elétricos

Danos causados por curto-circuito devido à sobrecarga, fusão e demais distúrbios elétricos decorrentes de condutores, chaves, transformadores e alternadores – se esse curto-circuito causa incêndio, o seguro cobre os prejuízos causados pelo fogo.

3) Desaparecimento sem explicação, extravio e furto simples

Caso você sofra um furto simples ou perca o aparelho sem comprovação de roubo efetivo, o seguro também não cabe  cobertura.

4) Danos por descuido

Em caso de queda, quebra amassados e arranhões, exceto se estes forem ocasionados por algum agente que o seguro cobre, como acidentes de automóveis.

5) Apropriação indébita

Em caso de furto qualificado, estelionato, apropriação indébita, roubo contra o segurado praticado por funcionários quando agem em cumplicidade com outras pessoas.

note

Como contratar o Seguro para Equipamentos Portáteis?

Antes de bater o martelo na contratação desse tipo de seguro, a seguradora vai avaliar sua situação pessoal e indicar a cobertura ideal para o seu caso e para os aparelhos que você deseja proteger. Para isso, você vai precisar fornecer as especificações do seu aparelho, que são as seguintes:

  • Marca
  • Modelo
  • Número de série
  • Valor do equipamento
  • Data de aquisição conforme nota fiscal

Além disso, você vai precisar apresentar uma cópia da Nota Fiscal para comprovar a posse do equipamento.

No caso de equipamentos importados, ainda deverão ser apresentados, complementarmente, o Invoice – documento fiscal do país de origem e o Guia do importador.

Entre em contato com nossa equipe para esclarecer todas as suas dúvidas e contratar o melhor Seguro de Equipamentos Portáteis para seu caso!

seguro-equipamento

Ficou alguma dúvida sobre o serviço? Deixe seu comentário!