Todo mundo deseja um futuro tranquilo e seguro. A aposentaria é, por enquanto, a renda mais utilizada por brasileiros para se manterem após alguns anos dedicados a sua profissão. Infelizmente, não são todas as pessoas que se preocupam desde cedo com esse tipo de renda. São, justamente tais brasileiros, que têm mais dificuldade no futuro de manter suas contas em dia e até mesmo viver bem.

A estabilidade financeira é possível tendo apenas a sua aposentadoria como renda. Contudo, a organização é o maior segredo. Por esse motivo que queremos conversar com você sobre formas de se programar para o futuro. Mostraremos algumas dicas para você se organizar financeiramente e poder curtir a terceira idade sem dificuldades. Entenda melhor a seguir.

1 – Saiba como quer que seja o seu futuro

Qualquer planejamento que você traça precisa de um objetivo. É a partir dele que você saberá o que precisa para concretizar os seus sonhos e viver com mais tranquilidade no futuro. Sendo assim, defina se você quer chegar na terceira idade já com sua casa própria, com carro próprio, quanto quer ter de renda por mês e, por último, quanto tempo e investimento você precisa para garantir isso.

Evite assumir qualquer tipo de gasto ou fazer investimentos sem um planejamento eficiente. Nada de ir pelo impulso. Até mesmo saber o momento certo para se aposentar faz muita diferença. Muitas pessoas alcançam o limite de idade permitido por lei, mas continuam prestando serviço às suas empresas apenas para garantirem uma estabilidade maior.

2 – Já é tempo de começar a se planejar para a aposentadoria

Jamais pense que a sua aposentadoria é coisa de futuro e pode ser planejada depois. Quanto mais cedo você começa a pensar nisso e se planejar, mais garantia você terá de um futuro certo.

Então pense hoje: sempre é tempo! Não fique também se lamentando o quanto você deixou para trás essa questão e queira atropelar os passos. Siga-os com firmeza e sem se preocupar. O importante é começar e jamais deixar esse planejamento em segundo plano.

3 – Melhore suas finanças

Não adianta você começar um planejamento financeiro com dívidas. Você só acumular mais contas para pagar e, provavelmente, acabará abandonando o investimento pouco tempo depois. Apesar de essa não ser a primeira dica da nossa lista, está entre as primeiras ações efetivas para garantir o seu futuro. Você agora já sabe que precisa de um planejamento e que deve começar o quanto antes. O que fará é apenas iniciar na prática o seu projeto.

Está apertado com as contas mensais? Dá para melhorar e nós já ensinamos como fazer isso em outro post, confira aqui.

Dê-se também um prazo para melhorar o seu orçamento. Isso não deve ser algo muito para o futuro. Planeje-se para quitar todas as suas dívidas e melhorar as suas finanças com no máximo 1 ano.

banner-futuro

4 – Saiba quais os rendimentos que pode contar

Você investe em poupança? Previdência privada? Consórcios? Capitalização? Conheça exatamente quais são todos os seus rendimentos e quanto pode contar com eles para a sua aposentadoria.

Caso não invista em nada ainda, pode começar a pensar a fazer isso a partir de agora. Algumas dessas receitas é possível ter um lucro em pouquíssimo tempo.

5 – Reveja a sua estratégia temporariamente

A cada ano, preferencialmente, revise a sua estratégia e mude-a caso seja necessário. Pode acontecer de um novo investimento surgir e ser bastante promissor. Se não pode acrescentar e assumir mais uma conta, pense na possibilidade de alterar aquele que lhe dar menos lucro por essa nova oportunidade.

6 – Esteja preparado para emergências

Emergências podem surgir com o passar do tempo e você precisa estar preparado para elas. O ideal seria ter um dinheiro reservado apenas para isso, mas como sabemos o quanto é difícil organizar dessa maneira – caso você consiga, siga essa dica com eficiência! -, indicamos que você já economize pensando na possibilidade de mexer nesse dinheiro.

A falta de organização nesse caso pode levá-lo à dois erros: o primeiro é gastar além da sua expectativa e faltar no futuro. O segundo erro é mexer nos seus investimentos quando a emergência não for uma emergência de fato. Então, até mesmo nesse momento de investimento e retirada de dinheiro, é importante que você esteja preparado e saiba o limite de movimentação que pode ser feito para não ter nenhum prejuízo posteriormente.

7 – Descubra a melhor idade para pedir a sua aposentadoria

Como citamos no primeiro tópico, quando você chega na idade limite para se aposentar é possível permanecer prestando serviço. Caso já esteja seguro quanto aos seus investimentos, pode entrar com o pedido de aposentadoria e aproveitar a vida tranquilamente. Do contrário, continue os seus investimentos por mais alguns anos.

Lembra que citamos também sobre o que você quer ter no futuro? O valor dos seus patrimônios precisa ser levado a sério. Não conseguiu juntar todo esse dinheiro? Reveja seu planejamento para um tempo mais emergencial e mude de estratégias. Dessa forma, no final das contas, descobrirá o tempo final para se aposentar com segurança.

***
Gostou das dicas? Se ficou alguma dúvida sobre como funciona o seu planejamento para o futuro, deixe seu comentário ou entre em contato pelo fale conosco. Você também pode falar diretamente no chat (ali no cantinho inferior direito) com um de nossos consultores, que irá lhe auxiliar a aplicar certo hoje para garantir seu amanhã!

seguro-casa